SW Infor
Ferramentas de Migração
Java/Bancos de dados Relacionais/Shell Script



Migração automatizada de Mainframe: Uma estratégia vencedora

Produtos


SoftView


SoftView é um produto que permite monitorar a performance de um mainframe Unisys e identificar o consumo dos componentes de hardware e o uso desses componentes pelas cargas de trabalho.


SoftView inclui três módulos que são executados no mainframe, responsáveis pela coleta de informações estática e dinâmica sobre o comportamento do hardware e aplicações. Outros dois módulos são executados em desktop e são responsáveis pela geração de relatórios gráficos.


Existe um arquivo de parâmetros que permite dividir as vinte e quatro horas do dia em até dez intervalos diferentes. Toda a coleta de dados será consolidada nesses intervalos, permitindo visualizar o consumo de recursos pelas aplicações e períodos específicos do dia.



Módulo Collect


Este módulo é composto por três programas: SW/OBJ/PHOTO, SW/OBJ/LOG e SW/OBJ/LINCLOG.

O primeiro(PHOTO) é responsável pela coleta de informações dinâmicas de utilização de componente de hardware, como processador, memória e IO, e execução de programas e jobs. Essas informações são gravadas em arquivos pode dia. Percentual de processador para usuário, MCP, idle, ready queue, além de utilização e fila de discos e uso de memória são gravados em intervalos de 15 segundos. Uma foto de todos os processos em execução, incluindo tempo de processador, ready queue, tempo de IO, são gravadas a cada 5 minutos de intervalo.

O segundo programa(LOG) é responsável pela coleta de informações de cada SUMLOG fechado. Diariamente, todos os SUMLOGs fechados são processados pelo programa LOG, de acordo com o arquivo de parâmetro. Até quatro arquivos podem ser gerados com os dados estáticos de execução de programas e jobs.

O terceiro programa(LINCLOG) é usado para coleta de dados dos LINCLOGs de um sistema EAE, que possibilita obter o perfil de processamento online.


Módulo Report


Este módulo é responsável pela geração dos relatórios texto e consolidação dos dados de acordo com o arquivo de parâmetros. Utiliza os arquivos gerados pelo modulo Collect(PHOTO, LOG e LINCLOG) e pode gerar arquivos consolidados que precisam ser transferidos para o desktop para ser utilizado pelo módulo Graphic. Existem três programas nesse módulo: SW/OBJ/HARDWARE, SW/OBJ/SOFTWARE e SW/OBJ/TRANSACTIONS.


O programa HARDWARE cria relatórios para informações de utilização de hardware, como processador, memória e discos.

O programa SOFTWARE cria relatórios para as cargas de trabalho e um arquivo de parâmetros pode ser usado para agrupar as execuções em visões diferentes da coleta original.

O programa TRANSACTIONS cria reports relacionados com a execução dos ISPECs em um sistema EAE.


SoftView possui os seguintes relatórios pré-definidos:


 
  • Utilização de Processador
  • Utilização de Memória
  • Utilização de IO/Discos
  • Programas Executados por Utilização de Processador
  • Programas Executados por Utilização de Memória
  • Programas Executados por Utilização de IO
  • Programas por Número de Execuções
  • Atividades de Arquivos
  • Relatório de Cargas de Trabalho
  • Ispecs por Número de Execuções
  • Ispecs por Tempo de Resposta
  • Ispecs por Utilização Total


Módulo Real-Time



Este módulo é composto por um programa, SW/OBJ/INST, que permite visualizar consumo de hardware e programas em tempo real. Existe uma tela básica onde utilização de processador, memória e utilização de discos podem ser visualizadas com tempo de refresh configurável. Alguns comandos podem ser executados para visualizar informações sobre os programas em execução no momento.



Módulo Graphic Reports



Este módulo é executado em um desktop e utiliza arquivos gerados pelo processamento dos programas HARDWARE, SOFTWARE e TRANSACTION. Estes arquivos devem ser carregados no banco de dados histórico do SoftView que possibilita a geração de relatórios gráficos e textuais para qualquer período desejado. Os relatórios podem ser visualizados ou impressos.




Copyright © 2017 SW Infor